NÃO É SAUDOSISMO...

IANKEES GO HOME

NÃO É SAUDOSISMO...

... APESAR DE TER PASSADO, EM MINHA EXISTÊNCIA, PELOS MOVIMENTOS O PETRÓLEO É NOSSO E O NEFASTO PERÍODO DITATORIAL. SEMPRE APRENDI QUE ONDE HÁ FUMAÇA HÁ FOGO E NA POLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS SE APLICA MUITO BEM ESSE ADÁGIO POPULAR. LONGE DE SER ANTIAMERICANO E XENÓFOBO, ANALISO BEM ANTES DE EMITIR QUALQUER
OPINIÃO OU PENSAMENTO. TENHO RECEBIDO MUITOS LINKS E E-MAILS TRATANDO DO ASSUNTO INTERNACIONALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA E JÁ POSTEI EM OUTRO BLOG, ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O ASSUNTO. POR FORÇA DA MINHA PROFISSÃO - ANALISTA DE SISTEMAS - FUI PESQUISAR NA REDE O QUE HAVIA SOBRE O ASSUNTO. DEPAREI-ME COM APROXIMADAMENTE 23.300 LINKS. SE CONSIDERAR-MOS QUE PODEM HAVER 50% DE REPIQUES, AINDA SOBRAM AINDA 11.500 OPINIÕES. SE CONSIDERARMOS
50% PARA PRÓ E 50% PARA CONTRA, ENCONTRAREMOS 5.750 QUE SÃO CONTRA A INTERNACIONALIZAÇÃO DA AMAZÔNIA. VAMOS COMBINAR QUE SÓ 10% SEJAM POSIÇÕES BEM FUNDAMENTADAS E QUE POSSAM SER COMPROVADAS, SOBRAM 575 ARTIGOS QUE MANDAM EMBORA OS YANKEES( NÃO PODEM SER CHAMADOS ESTADOUNIDENSES, POIS OS MEXICANOS E BRASILEIROS TAMBÉM O PODEM SER - NORTEAMERICANOS TAMBÉM NÃO, POIS MEXICANOS E CANADENSES TAMBÉM O SÃO) - NÃO PEJORATIVO. VOU EM BUSCA DOS 575 ARTIGOS COERENTES.

domingo, 4 de setembro de 2011

E os índios brasileiros?

Ia colocar como título "E os nossos índios?" quando dei conta da possessão que paira sobre eles. Parecem aqueles bonecos que damos aos cães para que eles puxem de um lado para outro. De um lado os benfeitores  internacionais ensinando-lhes a língua deles como única evolução a ser disponibilizada para eles. De outro os benfeitores nacionais, que nem isso lhes impõe ou proporcionam. De um lado a perpetuação de sua situação sub-racial que os prendem à idade de antes do "homo sapiens" e que não os tiraria da situação de colonizados por organismos internacionais, sejam privados ou estatais, de outro, a lei do "se virem para conseguir o que querem" dos privados e estatais nacionais! De um lado ataques de guerrilheiros, garimpeiros, traficantes e posseiros sem a defesa de quem quer que seja, estrangeiros ou brasileiros, por estarem em em áreas que não interessam a ambos os grupos de disputa. De um lado a defesa intransigente e ilógica da floresta e recursos naturais que estão em suas terras, com várias falácias como base, vinda dos gringos e repetidas aqui como bons papagaios que somos! De um lado predadores de minérios finos como o nióbio, e do mesmo lado brasileiros sem escrúpulos, vendendo o que não é seu! De um lado empreendimentos enormes de empresas multinacionais ocupando milhares de hectares, sem serem contestados nos seus países de origem e de outro senadores possuidores de milhares de hectares, pregando a desobediência fiscal, trabalhista (trabalho semi-escravo) e legal (em questões de posse, criminalista- assassinatos e de preservação). É nesse cenário que vivem os índios e os extrativistas os ditos povos da floresta, nome pomposo que esconde exploração e condições sub-humanas de desenvolvimento como um todo.
Reorganizar tudo isso, arrumar quinhentos anos em alguns anos não é fácil, porém em algum momento deverá ser feito, sob pena de perpetuarmos os genocídios feitos por nós e por inúmeras nações ditas evoluídas e que agora nos cobram soluções!
Parto sempre do princípio que os povos dos países do Velho Mundo (Europa, Ásia e África) são os índios de sua região e somente no Novo Mundo e África há essa dicotomia entre os índios nativos e os índios colonizadores e nesse contexto é que temos repensar os índios brasileiros! Então os índios Anglo-saxões têm todo o conforto do mundo, comandam finanças mundiais, possuem ótimos índices de desenvolvimento humano  e tem ascendência política sobre outros povos. Os índios Germânicos também. Os índios Latinos (da Itália, Portugal e Espanha) um pouco mais pobres, mas ainda com grande margem frente aos índios brasileiros. Os índios Gregos, pais de todas as ciências maiores, tiveram seu apogeu e hoje não desfrutam de todo seu conhecimento. Os índios Emergentes da Ásia com conhecimentos milenares estão acordando para o conhecimento de sua força e estão saindo da letargia de séculos de dominação estrangeira, para serem os próximos imperadores do Mundo! E é nesse contexto que quero ver inserido o povo brasileiro, independentemente de origem: seja índio nativo ou índio colonizador!
Utopia?
Pode ser mas bem possível de alcançar. Temos feito progresso no campo da educação e a par de estarmos ainda longe de alcançar índices de Primeiro mundo, se passarmos metade dos nossos conhecimentos aos índios, eles darão um salto de qualidade enorme e começarão despontar mais lideranças indígenas que saberão levar os seus a um futuro mais promissor. Se conseguirmos dar um SUS para que eles saiam um pouco da sua pajelança, estancaremos as mortes por proximidade com os índios brancos. Se dermos metade da noção de que seja a cidadania, saberão que podem sim ser brasileiros com muito orgulho! Se dermos royalties sobre energia, minérios e proteção ambiental, podemos sim explorar o que temos de riqueza e ajudá-los a alcançar patamares maiores de desenvolvimento humano. Com certeza eles contribuirão para elevar o Brasil a condição de Nação desenvolvida! Mas para isso, temos que ser justos, honestos e ... Brasileiros! Com isso digo que não poderá haver a  sobreposição do individual ao coletivo e o desenvolvimento sem cumprimento das leis que beneficiam poucos. Também temos que parar de agir como se eles fossem animais que devem ser deixados a sua sorte em pedaços de florestas que não lhes darão sustento nem possibilitarão evoluir como seres humanos que são! Quero-os indo para o exterior para estudar, trabalhar, representar o Brasil em órgãos internacionais, defendendo suas posições e as do Brasil como um todo. Não os quero indo com bicho-propaganda com artistas internacionais que se beneficiam de pseudo-ajuda que dão aos pobres povos das florestas.

Quero-os dignos, altaneiros, com nariz empinado e ditando as regras de seu próprio destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário