quarta-feira, 26 de outubro de 2011
Como o WWF se infiltrou no IPCC - Parte 2
Entre 2004 e 2008, o World Wildlife Fund (WWF) persuadiu 130 cientistas
para participarem do seu Climate Witness Scientífic Advisory Panel (Painel Científico Consultivo de Testemunhos Climáticos). Como expliquei na Parte 1.
A campanha Testemunha do Clima tem um propósito abertamente político. O WWF admite abertamente que está tentando aumentar no público o senso de urgência sobre a mudança climática. Medo, alarme, ansiedade - é isto que eles estão vendendo.
A campanha envolve coleta de depoimentos de pessoas comuns que acreditam que estão testemunhando os efeitos terríveis da mudança climática em seus próprios quintais. Numa tentativa de imbuir essas crenças com uma aura de respeitabilidade científica, os cientistas do painel consultivo da WWF examinam esses testemunhos de apenas uma simples página e decidem se eles são coerentes com pesquisas já publicadas.
Quando se trata de um visão panorâmica, o WWF não abriga dúvidas ou incertezas. Ele diz que é "quase impossível exagerar a ameaça da mudança climática" (ver aqui).
O IPCC, no entanto, supõe-se que seja um corpo científico neutro e objetivo.
Um juiz que preside um julgamento de homicídio não pode ir numa festa com a equipe de acusação durante a noite. Da mesma forma, o pessoal do IPCC, a quem é confiada a tarefa de determinar se a humanidade é ou não responsável pela mudança climática deve permanecer afastado da multidão de linchadores do lado de fora da porta do Presídio.
Num documento de 2008, o WWF disse que seu painel de 130 "especialistas em mudança climática" eram "principalmente, mas não exclusivamente, membros do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas". Estes cientistas particulares, portanto, são mais do que meros simpatizantes do ponto de vista do WWF. Eles têm uma relação formal com essa organização. Eles foram cortejados, foram conquistados, e então entraram na tenda do WWF.
O que isto significa para o célebre relatório do IPCC de 2007 - que garantiu ao IPCC o seu Prêmio Nobel da Paz? Deixe-me lhe dar uma visão rápida:
Isso significa que quase dois terços dos capítulos da Bíblia do Clima de 2007,
28 de 44 (que chega a 64%) - têm pelo menos um indivíduo em sua lista, que é filiado ao WWF.
Isso significa que os cientistas filiados ao WWF ajudaram a escrever cada último capítulo no Grupo de Trabalho 2 - todos os 20 deles.
Isso significa que 15 capítulos da Bíblia do Clima em 2007 eram liderados por cientistas filiados ao WWF - os seus autores são membros da principal coordenação do painel da WWF. Em três casos, os capítulos foram executados por dois filiados ao WWF, como principais autores de coordenação. Num outro exemplo oito pessoas num único capítulo têm ligações com o WWF. Em outro, há seis.
Isso significa, Senhoras e Senhores, que o IPCC está infiltrado. Está total e inteiramente comprometido.
Passei incontáveis horas para completar toda a pesquisa, cruzamento de dados e tabulação que levaram a estas conclusões. Nos próximos dias vou pegar cada uma das afirmações acima, uma de cada vez e apoiá-las com provas inequívocas e incontestáveis. Como de costume, eu vou fazer um link direto para o meu material original para que qualquer pessoa possa facilmente verificar minhas reclamações.
Ficou "ligado". Este vai ser um passeio selvagem.
Donna Laframboise
Tradução e ilustração: Maurício Porto
Fonte: No Frankking Consensus
No Terrorismo Midiático
Tradução e ilustração: Maurício Porto
Fonte: No Frankking Consensus
No Terrorismo Midiático
Nenhum comentário:
Postar um comentário